VINTE E SETE - FESTIVAL DE TEATRO | 2019

DE 27 DE MARÇO A 27 DE ABRIL | 2019

VINTE E SETE - FESTIVAL DE TEATRO | 2019

15.ª edição

 

A 15.ª edição do Vinte e Sete – Festival de Teatro traz a Vila Real um conjunto de clássicos de várias épocas, em distintas abordagens.

Na abertura, assinalando o Dia Mundial do Teatro, o espectáculo ‘À Espera de Beckett ou Quaquaquaqua’ opera um cruzamento entre a memória do cinema popular português dos anos 40 e a estreia de ‘À Espera de Godot’ em Portugal, em 1959, pela companhia de Ribeirinho (célebre actor de ‘O Pai Tirano’, entre outras comédias clássicas).

Também no dia 27 de Março, realiza-se uma oficina de escrita dramatúrgica, orientada por Jorge Louraço, dramaturgo e, durante doze anos, crítico de teatro no jornal Público.

No dia 6 de Abril, apresenta-se ‘Peça Para Duas Personagens’ (‘The Two-Character Play’ ou ‘Out Cry’), que foi considerada por Tennessee Williams a sua melhor e mais autobiográfica obra depois de ‘Um Eléctrico Chamado Desejo’. Uma tradução de Jacinto Lucas Pires, com encenação de Ivo Alexandre.

O D. Quixote de Cervantes é invocado na releitura do dramaturgo português do século XVIII António José da Silva (o ‘Judeu’). ‘Vida do Grande D. Quixote de La Mancha e do Gordo Sancho Pança’ é uma encenação de Kuniaki Ida para o Teatro do Bolhão, com António Capelo à frente de um grande elenco.

Associado a este espectáculo, é organizado o workshop ‘Teatro Português - de Gil Vicente a António José da Silva’, orientado por António Capelo.

‘Oresteia’, trilogia trágica, é por muitos considerada a grande obra-prima de Ésquilo e da literatura ocidental. Integra o festival numa versão dramatúrgica de Miguel Castro Caldas dirigida por Tónan Quito e com música e participação ao vivo dos Dead Combo.

A dramaturgia contemporânea entra no festival com uma peça que, de forma inédita, reúne em palco as companhias Ensemble e Palmilha Dentada. ‘Ter Razão’, com texto de Ricardo Alves e actores das duas companhias, é uma provocação, um divertimento sério sobre as pessoas e o seu quotidiano.

Para o público infantil é feita uma introdução à ‘Odisseia’ de Homero, com o espectáculo ‘Ver a Odisseia Para Chegar a Ítaca’, com uma sessão para escolas e uma outra para famílias.

 

----------------------------------------

Folheie o programa completo online: https://issuu.com/teatrodevilareal/docs/vinte_e_sete_2019/1?ff=true

----------------------------------------

Organização: Teatro de Vila Real | Teatro Municipal de Bragança