"BZZZOIRA MOIRA" - MARIONETAS DE MANDRÁGORA | 24/JUL

QUARTA 24 | JULHO

14h30 | PEQUENO AUDITÓRIO

M/4 | 45 MIN. | ENTRADA GRATUITA

TEATRO DE MARIONETAS

"BZZZOIRA MOIRA"

MARIONETAS DE MANDRÁGORA

 

As lendas de mouras encantadas povoam todo o país. Do norte conheço de perto, desde criança, algumas histórias que se contam sobre estes locais. Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço. Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde busca água. Este é o início de uma extraordinária história.
À noite, quando percorro as ruas, recordo que cada recanto esconde uma lenda, que esconde um mistério, que revela um pouco de nós, da nossa identidade e cultura.

Por momentos a carroça pára. A senhora está com sede e do seu carro saem caixas. Ali, perante os nossos olhos, faz acontecer a história que vos vou contar. Dizem que existe uma criatura sedenta de ouro e ela aprisiona jovens mouras para que se penteiem no poço e dos seus cabelos brotem pepitas de ouro que guarda e coleciona. Durante a noite a jovem chora enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço onde se vai buscar água. Primeiro serpente, depois touro e por fim cão que o aguadeiro consegue derrotar. Ali o encantamento da moura termina e a jovem foge com o aguadeiro. A criatura fica só, aguardando, sem ouro, à espera de outra jovem moura. E a carroça continua a sua viagem…

| M/4 | 40min. |

 

 

OFICINA

QUARTA 24 | JULHO

10h30 | OFICINA DE ARTES

 

Público-alvo: crianças M/6 anos | adulto & criança M/4

Duração aproximada: 2h30

Inscrições gratuitas

 

“Só o movimento sai de uma marioneta, então tudo deve começar aí!”, Albrecht Roser

Nesta oficina abordamos os princípios da criação e manipulação de marionetas de fios recorrendo aos mais simples princípios, de modo a que as crianças e jovens se sintam impelidos a dar continuidade na exploração da construção da marioneta e da sua manipulação.
Cada participante cria uma marioneta que no final da oficina levará consigo para dar continuidade à exploração.

A marioneta, que é frequentemente associada à infância, faz parte do nosso imaginário e da nossa história, memória e tradição. Esta forma de arte, é inesgotável nas experiências artísticas e cénicas, de criação e manipulação, renovando-se e trazendo-a para o palco. Cabe aos professores munirem-se de conhecimentos para proporcionar aos alunos a realização de experiências e aprendizagens na área de construção de marionetas, explorando variados materiais e técnicas, utilizando ferramentas que permitam desenvolver trabalhos criativos na área do teatro.

 

WorkshopdeMascaras 2