JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO | 2024

tvr 20 anos

 

Consultar a agenda: https://www.teatrodevilareal.com/images/programas_pdf/agenda-jan-fev-mar-2024.pdf

 

Em 19 de Março de 2024 o Teatro de Vila Real completa 20 anos de actividade. Para celebrar esta aventura, o plano de programação do próximo ano inclui, além de uma semana de espectáculos gratuitos para vários públicos, um conjunto de projectos especiais com vários agentes criativos do concelho.

Na semana do aniversário actuam dois artistas vila-realenses com carreira sólida no país. emmy Curl, nome artístico da vila-realense Catarina Miranda, apresenta o seu novo álbum de originais, “Pastoral”, e o actor João Pedro Vaz revisita a sua primeira peça de sempre, feita em Vila Real em 1994, numa nova criação, “Morada”, produzida pelo Teatro de Vila Real.

O Dia do Aniversário é assinalado com um concerto para dois pianos com Mário Laginha e Pedro Burmester.

A semana tem outros momentos de celebração, como a inauguração de uma exposição alusiva aos vinte anos do TVR, vários DJs vila-realenses a animar as noites no Café-Concerto e, a encerrar, a apresentação da cantora Sara Correia e uma festa com o DJ Nuno Calado.

(Os restantes momentos com que o TVR celebra duas décadas ocorrem ao longo do ano. Em Abril realiza-se a estreia de “Ir a Salto”, uma co-produção com a Urze Teatro, e é apresentado “Abril”, que junta a Orquestra de Jazz do Douro a Cristina Branco numa reinterpretação de temas de Zeca Afonso para celebrar os 50 anos do 25 de Abril. Em Junho será apresentada a estreia de “Entre as Águas”, co-produção com a Filandorra – Teatro do Nordeste a partir de texto de A. M. Pires Cabral. Em Outubro, O Oniros Ensemble junta-se à dupla brasileira Livia Nestrosvki e Fred Ferreira para (re)inventar um cancioneiro luso-brasileiro. Em Dezembro, estreia “Vignette 2.0”, um projecto de Daniel Bernardes, João Barradas e Filipe Quaresma com a Banda Sinfónica Transmontana. Também a Peripécia Teatro terá uma nova co-produção, ainda com data a definir.)

Regressando à programação do primeiro trimestre, alguns destaques na área da música são as novas edições do FAN — Festival de Ano Novo e do BOREAL — Festival de Inverno, a vinda do brasileiro Tim Bernardes e o regresso de David Fonseca. Na área do teatro, são de referir a estreia de “22 Beijos”, uma co-produção com a Inquieta — Agência Criativa, a comédia “O Regresso de Ricardo III no Comboio das 9h24”, com um elenco bem conhecido do grande público, “As Mulheres de Shakespeare”, do Ensemble de Actores, e “Ficções”, que traz de novo a Vila Real a actriz brasileira Vera Holtz, depois da sua actuação em “Intimidade Indecente”. Na dança, apresenta-se pela primeira vez em Vila Real a companhia luso-galega Colectivo Glovo, com um espectáculo sobre a condição feminina.

Para públicos infantis e familiares há todos os meses uma produção, em diferentes áreas artísticas.

Cinema, oficinas e outras acções de formação e mediação de públicos completam um programa que vinca o espírito de diversidade, qualidade e intensidade que caracteriza a actividade do Teatro de Vila Real na preparação da sua terceira década de vida.

 

Clique na imagem para consultar a agenda:

agenda 82 capa