CLÁSSICOS DE VERÃO - 30|JULHO A 7|AGOSTO

30 DE JULHO A 7 DE AGOSTO

AUDITÓRIO EXTERIOR | PRAÇA CÉNICA | PARQUE CORGO

GRATUITO

CLÁSSICOS DE VERÃO

2.ª EDIÇÃO

 

O ciclo Clássicos de Verão é uma viagem estival descontraída pela música erudita e pela história da música e do cinema. Concertos e cine-concertos têm lugar ao ar livre, nos vários espaços exteriores do Teatro (do Auditório Exterior à esplanada, passando pela Praça Cénica) e no extenso relvado do Parque Corgo.

No programa deste ano, a Orquestra Jazz de Matosinhos leva-nos a visitar os primórdios do jazz, quando este se dançava nos salões de baile.

Num primeiro cine-concerto ao ar livre, com a exibição do filme ‘Luzes da Cidade’, de Charlie Chaplin, o ensemble Músicos do Silêncio interpreta ao vivo a banda sonora composta pelo próprio realizador.

O segundo cine-concerto deste ciclo, que é também uma sessão do Shortcutz Vila Real, está a cargo do pianista Nuno Caçote, que compôs uma banda sonora original para o filme ‘Rita ou Rito?’, de 1927, realizado por Reinaldo Ferreira, mais conhecido por Repórter X.

Além da parceria com a Douro Strings Academy, que este ano se internacionaliza, o Clássicos de Verão tem na segunda edição a participação de alguns ensembles da Banda Sinfónica Transmontana, constituindo-se assim uma pequena mostra do grande talento das novas gerações de músicos transmontanos.

Há também um diálogo com o ciclo Sons ao Largo, promovido pelo Município de Vila Real no Largo da Capela Nova, que resulta num concerto com o Velvet Quintet, constituindo pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Philarmónica de Lisboa e pela acordeonista Inês Vaz.