SEXTA 13 | DEZEMBRO
21h30 | CAIXA DE PALCO DO GRANDE AUDITÓRIO
M/6 | 70 MIN. | 5€ / 3,5€ / CARTÃO DO TEATRO
PONTO DE GUITARRA VIII
QUARTETO LOPES GRAÇA + YURI MARCHESE
'EM HOMENAGEM A AMÍLCAR VASQUES-DIAS'
Apresentamos, no âmbito deste conceituado certame, um programa de música de câmara de autores, na sua maioria, ainda vivos, em que a guitarra se evidencia com particular destaque. Em estreia, duas obras – Manhã Moça, de Amílcar Vasques Dias, compositor que celebramos e de quem ainda apresentamos uma obra dedicada ao Quarteto Lopes-Graça – Prelúdio à Sesta das Cigarras; e ainda o quinteto Lubramix de Eli Camargo, escrito para este colectivo.
Quintetos do prestigiado criador cubano Leo Brower e do argentino Carlos Guastavino e ainda uma obra icónica para quarteto de Lopes-Graça, as Catorze Anotações, completam, com chave de ouro, um programa que não deixará de apelar a um público urbano e moderno.
QUARTETO LOPES GRAÇA
Constituído, em Abril de 2005, por músicos com notáveis carreiras solísticas e camerísticas, o Quarteto Lopes-Graça soube afirmar-se como agrupamento de referência na sua área, tendo actuado nas mais importantes salas e eventos musicais do país. Realizou diversas digressões à Argentina, tendo-se apresentado nas mais prestigiadas salas de Buenos Aires (Teatro Colón e Usina del Arte), Peru, Uruguai e Brasil. Na Europa, marcou presença na Holanda (Amsterdão e Utreque), Espanha (Madrid) e Bélgica (Antuérpia). Ao nível editorial, tem sete álbuns no mercado, na sua maioria com repertório de importantes autores nacionais.
YURI MARCHESE
Guitarrista brasileiro, Mestre em Música pela Universidade de Aveiro (2016) sob orientação do prof. Paulo Vaz de Carvalho.
Recebeu diversos prémios como solista, destacando o 1º lugar no concurso Jovens Músicos - Música no Museu (RJ, 2017), 1º lugar no Concurso Internacional de Guitarra de Leiria (2017), 1º lugar no concurso FITO (SP, 2012), 2º lugar no Concurso Villa-Lobos (Vitória, 2013), 2º Lugar no VII Concurso da BRAVIO (Brasília, 2013), 2º Lugar no XVI Concurso Musicalis (SP, 2012), entre outros.
Reside em Portugal desde 2014 onde vem actuando intensamente como performer a solo e como camerista, tocando com importantes músicos do país.
Yuri Marchese – guitarra
QUARTETO LOPES-GRAÇA
Eliot Lawson, Luís Pacheco Cunha – violinos
Isabel Pimentel – violeta
Catherine Strynckx – violoncelo