'QUATRO PAREDES E DUAS SALAS' | 11/JUN a 30/JUL

11 JUNHO A 30 JULHO

SALA DE EXPOSIÇÕES

ENTRADA LIVRE

 

Saco Azul Associação Cultural & Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural apresentam no Teatro de Vila Real a exposição:

'QUATRO PAREDES E DUAS SALAS'

Inauguração: sábado, 11 de Junho, a partir das 16h00

 

Curadoria de João Baeta

 

Artistas participantes:

Isaque Pinheiro, Jérémy Pajeanc, João Brojo e Felícia Teixeira, João Baeta, João Gigante, João Pedro Trindade, Miguel Januário, Rita Senra, Teixeira Barbosa

"Poste_Vídeo Arte", Curadoria de João Baeta e Teixeira Barbosa

Arturo Fuentes, Cecilia Albuquerque, Filipe Garcia, Kauê Gindri, Leonor Parda, Luís Troufa, Max Fernandes, Nuno Ramalho, Paulo Jesus, Rosendo Cid, Sarah Fitzsimons, Sara Klimsh, Susana Chiocca.

 

Como é possível sem um tema agregador, sem um título e tema como ponto de partida, pensar uma exposição para um determinado espaço? A resposta pode encontrar-se no modo como se interpretam as caraterísticas do próprio espaço de exposição e das obras a mostar. Eis o problema, desafio e leitmotiv que se colocam de raiz em "Quatro Paredes e Duas Salas".

 

Com a curadoria de João Baeta, reúnem-se vários artistas do universo do Porto e da Saco Azul Associação Cultural para um desafio em que uma exposição de arte contemporânea, não e apenas uma mostra mas é simultaneamente um projeto artístico.

 

"Talvez, apenas o espectador saiba alguma coisa acerca desse diálogo sem guião e dele não resulte qualquer tipo de consenso."

Paredes de vidro em duas salas conexas, uma das quais interrompida a meio por um separador.

De todo um modelo próximo do ideal, feito de convencionais paredes e tetos brancos, chão neutro e espaço descaracterizado, a morfologia do espaço é a base de uma proposta tão logística quão conceptual: pensar a harmonia entre peças e linguagens diferentes num espaço que levanta uma série de problemas no contexto expositivo.  

Um espaço comum que levanta a reflexão, não apenas pelo desafio conceptual, mas também pela variedade de formatos que estabelecem entre vários meios, como o vídeo e a escultura..

"Quatro Paredes e Duas Salas" representa bem a complexidade e o atrevimento de um desafio cujo propósito é reflexão e divergência que dele possam surgir.

Entre si e quatro paredes.

Esta é uma exposição promovida numa parceria entre a Saco Azul Associação Cultural / Maus Hábitos e o Teatro de Vila Real e integra o programa artístico de 2022, Outros (novos) Portos.

 

Patente até 30 de julho de 2022

Salas de Exposições – Teatro de Vila Real

[Entrada Livre]

 

quatro paredes e duas salas 2